domingo, 15 de junho de 2008

Crimes Virtuais

O mundo virtual parece mesmo um mundo democrático e sem fronteiras, mas quando coisas reais e nada legítimas acontecem é bom prestar atenção e cuidar do seu sistema. Já que, em tempos onde a informação é o bem mais valioso, é “natural” a existência de criminosos virtuais.
Imagine que há tempos atrás, utilizava-se de cofres para guardar de forma protegida pertences de valor ou até mesmo sigilosos. Hoje, ocorre o mesmo quando se diz respeito à informação, ao invés de cofres a segurança é feita com a implementação de sistemas de segurança, a fim de impedir o acesso a áreas restritas, tais como sites, ou aplicações que acessam bancos de dados.
Os crimes virtuais são cometidos, na maioria das vezes, por pessoas especialistas em descobrir falhas de segurança em sistemas, conhecidos como “hacker”, “cracker”, entre outros. E quando descobrem uma falha, utilizam-se desta falha para invadir e obter informações contidas no sistema, ou até mesmo realizar ataques a estes sistemas.

Invasão de sistemas, apesar de ser o crime de maior frequência, não é o único, existem muitos outros como, por exemplo, a criação de vírus e cavalos de tróia, e que também são muito comuns, a pedofilia na rede é outro crime e que preocupa.

No Brasil, já existem delegacias especializadas em crimes virtuais, o problema é que o governo brasileiro não está preparado em termos de legislação. No caso dos pedófilos, por exemplo, só os computadores foram apreendidos até agora.

De acordo com policiais que combatem esse tipo de crime, o que mais preocupa não é o volume desses crimes, e sim o fato de que podem surgir novos tipos de crimes, e o que é desconhecido é impossível de se combater, até que o crime ocorra e seja analisado, por isso esses policiais tentam estar sempre um passo a frente dos criminosos, procurando possíveis formas de se cometer um crime virtual.
Fonte:Godoy RackerForce

Nenhum comentário: